Violet Evergarden é um dos meus animes favoritos e também uma das maiores inspirações da minha vida e da minha escrita. Quando assisti pela primeira vez, algo mudou dentro de mim. Violet, uma jovem que começa a história quase como uma “máquina sem sentimentos”, inicia sua jornada após ouvir um “eu te amo” e, a partir disso, passa a buscar o significado dessas palavras.

Ao longo da obra, ela descobre emoções humanas, aprende a senti-las e a expressá-las. Essa história profunda, unida a uma estética impecável e a uma trilha sonora emocionante, me marcou tanto que várias referências ao anime acabaram aparecendo em meus livros — algumas discretas, outras bem visíveis.

Será que você já percebeu todas?

Coração de Escritora

Narrativa em capítulos

No anime, muitos episódios começam sendo narrados por personagens que descrevem Violet e sua estranheza. Essa ideia me inspirou na criação da narrativa de Emily: cada capítulo do meu livro traz a voz de um personagem falando sobre ela e introduzindo a história sob seu ponto de vista.

Exemplos:

Reginald: “Eu nunca vou entender essa garota chamada Emily.”

Joseline: “Ela é realmente uma menina muito doce.”

Enrico: “Sem dúvidas ela era uma criatura linda, encantadora. Tinha uma beleza que ofuscava [...]”

Músicas e ambientação

Enquanto escrevia Coração de Escritora, eu estava fascinada com a trilha sonora de Evan Call para Violet Evergarden. Criei até uma playlist para acompanhar a leitura, pois muitas músicas se encaixavam perfeitamente na ambientação dos capítulos. Algumas até dialogam com o conteúdo e o título das músicas do anime!

 

Capricho e Perfeição

Em Capricho e Perfeição as referência são um pouco mais visíveis, e quem viu o anime com certeza vai perceber na hora!

August Dammian

O sobrenome do protagonista, Dammian, foi inspirado em “Damian Baldur Flugel”, príncipe de Flugel em Violet Evergarden.

Damian Baldur Flugel

O selo postal

Depois da guerra, Violet passa a trabalhar no serviço postal de Laiden. Como homenagem, as cartas-brinde que acompanham o meu livro são seladas com o mesmo símbolo que ela usava.

A música da Eliza

Quando decidi que Eliza seria uma boa cantora, eu sabia que em algum momento eu deveria me aventurar nesse mundo da composição de músicas, mas eu não esperava ser TÃO RUIM NISSO! Criei uma música, mas achei minha composição terrível. 

Foi então que recorri à lembrança da canção de Violet, criada em um episódio especial em que ela escreve para uma cantora de ópera. Acabei usando essa música no meu livro como se fosse da Eliza.

 

Um trechinho da letra:

Você não está mais aqui comigo

Mas as palavras que escrevi

Muitas e muitas vezes

Voaram como se fossem plumas

E desapareceram

 

O amor sempre está

Em um lugar banhado pelos raios do sol

Ainda que não possa ver você

Não posso tocar você

É como se estivesse ao meu lado



Querida Violet

Assim como em Capricho e Perfeição em que as referências eram mais expostas, aqui em Querida Violet elas ficam até óbvias. XD

Nome, aparência e personalidade da Violet 

Desde o início, imaginei minha protagonista com o visual da própria Violet Evergarden — inclusive escolhi o mesmo nome em forma de homenagem. No começo, pensei nela como alguém mais apática, mas com o tempo a deixei mais humana, diferente da Violet “robótica” do anime.

O simbolismo das luvas

No anime, Violet usa luvas para esconder seus braços mecânicos. Já a minha Violet começou usando apenas por estética, mas depois esse detalhe ganhou outro significado dentro da trama — mais profundo e ligado à sua história.

As cartas

As cartas são parte essencial de Querida Violet, inspiradas diretamente no anime, onde elas representam emoções e sentimentos que muitas vezes não conseguem ser ditos em voz alta.

Conclusão

Essas são as principais referências de Violet Evergarden que deixei espalhadas nos meus livros. Essa obra me inspira até hoje e me ensinou lições valiosas sobre como expressar sentimentos por meio das palavras. Essas lições mudaram a minha vida e a forma de enxergar o mundo. 

Se escrevo coisas bonitas hoje, é porque aprendi com Violet <3