Querida Violet e Coração de Escritora foram escritos um em seguida do outro, então há muitas semelhanças em suas estruturas e em alguns detalhes. Hoje, vou falar sobre dois paralelos que existem entre as histórias.

O Universo Preguiçoso

"O universo não seria tão preguiçoso".

Essa frase vem da série Sherlock, de 2011, onde o próprio Sherlock duvida que o universo faria uma coincidência tão grande acontecer. Seria preguiça demais, visto que há milhares de possibilidades de eventos que podem ocorrer no mundo.

Usei essa frase como referência nos dois livros, porque, em ambas as histórias, grandes coincidências acontecem — coincidências das quais Emily duvida que possam ocorrer, e onde Violet jamais poderia prever tal situação.

Sendo assim, trago um paralelo entre as histórias:

Trecho de Coração de Escritora

Trecho de Querida Violet

Apesar de serem histórias diferentes, as frases refletem um tema comum, como se fossem “ecos” de um mesmo pensamento, de uma mesma mente, afinal, eu escrevi as duas histórias em épocas parecidas, porém com uma lacuna de três anos de lançamento entre uma e outra.

O bloco de papel

Outro paralelo interessante é a escrita de Emily e a pintura de Violet. Sempre pensei em fazer minhas personagens possuírem algum talento artístico: Emily escreve, Violet pinta e Eliza, de Capricho e Perfeição, canta.

Abaixo, você pode conferir a semelhança entre as personagens sempre carregarem consigo um bloco de papel, para não perderem os momentos de grande inspiração que podem surgir do nada — assim como eu faço na vida real.

Trecho de Coração de Escritora


Trecho de Querida Violet

Considerações Finais

Sendo assim, deixo aqui mais uma frase, para que, da próxima vez que lerem meus livros, possam observar ainda mais tudo aquilo que eu disse em palavras ocultas:

"Algumas palavras podem esconder outras."
— William Shakespeare

Até o próximo artigo!